sexta-feira, 15 de abril de 2011

CHARLES CHAPLIN

HOMENAGEM AO ÚNICO CHARLES CHAPLIN

Em 2008, em uma resenha do livro Chaplin: A Life, Martin Sieff escreve: "Chaplin não foi apenas 'grande', ele foi gigantesco. Em 1915, ele estourou um mundo dilacerado pela guerra trazendo o dom da comédia, risos e alívio enquanto ele próprio estava se dividindo ao meio pela Primeira Guerra Mundial. Durante os próximos 25 anos, através da Grande Depressão e da ascensão de Hitler, ele permaneceu no emprego. Ele foi maior do que qualquer um. É duvidoso que algum outro indivíduo tenha dado mais entretenimento, prazer e alívio para tantos seres humanos quando eles mais precisavam."

AMANHÃ, 16 DE ABRIL, HOMENAGEIA-SE CHARLES CHAPLIN, OU CHARLIE CHAPLIN, PELO QUE SERIA O SEU 122º ANIVERSÁRIO. NASCIDO EM LONDRES, REI DA MÍMICA E DA COMÉDIA PASTELÃO, SEU PRINCIPAL E MAIS CONHECIDO PERSONAGEM É CARLITOS OU "O VAGABUNDO", UM ANDARILHO POBRETÃO DIGNO E CAVALHEIRO.

NA ÉPOCA DO CINEMA MUDO, TINHA MUITO A DIZER. HÁ DUAS FRASES DELE QUE ME CHAMAM À ATENÇÃO: 

"CREIO NO RISO E NAS LÁGRIMAS COMO ANTÍDOTOS CONTRA O ÓDIO E O TERROR." 

"A VIDA É UMA PEÇA DE TEATRO QUE NÃO PERMITE ENSAIOS. POR ISSO CANTE, CHORE, DANCE, RIA E VIVA INTENSAMENTE ANTES QUE A CORTINA SE FECHE E A PEÇA TERMINE SEM APLAUSOS."

O HUMOR NA HISTÓRIA DE CHARLIE CHAPLIN É O QUE MARCA OS HUMORISTAS ATÉ HOJE: FAZER COMÉDIA EM MOMENTOS DE DIFICULDADES. É O FAMOSO E TÃO CITADO "RIR PRA NÃO CHORAR" OU "FAZER GRAÇA COM COISA SÉRIA". COMO CITADO NO TEXTO TRANSCRITO ACIMA, CHAPLIN, EM 1915, FEZ GRAÇA, HUMOR, COMÉDIA, ENQUANTO O MUNDO SE DESTRUÍA NA 1ª GUERRA MUNDIAL. O QUE SERIA ISSO? DEBOCHE? ALIENAÇÃO? DE FORMA ALGUMA! ALÍVIO! FORTALECIMENTO! 

O RISO ALIVIA E ATÉ ESPANTA A DOR NO CORAÇÃO E NOS FORTALECE PARA ENFRENTARMOS OS PROBLEMAS DE FRENTE. UM MOMENTO DE RISO NÃO NOS FAZ ESQUECER PERMANENTEMENTE UM PROBLEMA NOS TORNANDO ALIENADOS. PELO CONTRÁRIO, MUITAS VEZES O HUMOR SE TORNA O MELHOR MEIO DE SE FAZER UMA CRÍTICA A ALGO QUE ESTÁ PREJUDICANDO A TODOS. 

QUEM VIVE DE MAU-HUMOR, MUITAS VEZES, NÃO CONSEGUE ENFRENTAR A DURA VIDA DE FRENTE. E SAIBA QUE É BEM MELHOR ENFRENTAR A DUREZA DA VIDA DE FRENTE DO QUE DE COSTAS, POIS DE COSTAS DEVE DOER MUITO. TIRE UM POUCO DO SEU CORRIDO TEMPO PRA RIR, BRINCAR, SE DIVERTIR. DESSA FORMA VOCÊ VERÁ QUE SUA DURA VIDA É TÃO MOLE QUANTO PINTO DE VELHO OU BOCA DE VELHA SEM DENTADURA. ASSIM, VOCÊ SERÁ MAIS FELIZ E TERÁ UMA VIDA MUUUITO MELHOR.

ATUALMENTE, TAMBÉM VIVEMOS, ASSIM COMO CHAPLIN, UM PERÍODO CONTURBADO, ONDE HÁ MUITA VIOLÊNCIA QUE NOS CHOCA, NOS DEIXA TRISTES E ATÉ ATERRORIZADOS, ALÉM DE MUITOS OUTROS MALES. VEMOS QUE A DEPRESSÃO ESTÁ EM ALTA E O MAU-HUMOR AFLORA NA SOCIEDADE, NO TRÂNSITO, NO TRABALHO, NAS ESCOLAS ETC. PORTANTO, ESSA HOMENAGEM A CHAPLIN SE ESTENDE AOS ATUAIS HUMORISTAS, TODOS: OS DE CINEMA, DE TV, DE RÁDIO, DE INTERNET, DE PALCO, DE PIZZARIAS, DE RESTAURANTES, DE TEATRO, DE PRAÇAS PÚBLICAS ETC. TODOS AQUELES, PESSOAS IGUAIS A OUTRAS, COM OS MESMOS PROBLEMAS, QUE BUSCAM FAZER OUTRAS PESSOAS RIREM, RIREM DE TUDO, RIREM DE SI MESMAS AO SE IDENTIFICAR COM A HISTÓRIA OU COM A PIADA.

TERMINO ESSA SINGELA HOMENAGEM REPETINDO A BRILHANTE FRASE DE CHAPLIN: 

"A VIDA É UMA PEÇA DE TEATRO QUE NÃO PERMITE ENSAIOS. POR ISSO CANTE, CHORE, DANCE, RIA E VIVA INTENSAMENTE ANTES QUE A CORTINA SE FECHE E A PEÇA TERMINE SEM APLAUSOS."

DESEJO QUE VOCÊ QUE CONSEGUIU A PROEZA DE LER ESSE TEXTO ATÉ AQUI CONSIGA RIR MAIS! BUSQUE RIR MAIS! PROCURE SHOWS DE HUMOR! ISSO FARÁ VOCÊ RELAXAR E GOZAR. MAIS RELAXAR QUE GOZAR. GOZAR JÁ SÃO OUTROS QUINHENTOS, MAS DÁ PRA SENTIR, PELO MENOS, UNS ORGASMINHOS!

SE MEU BLOG FIZER ALGUÉM SE SENTIR MELHOR, JÁ FICAREI FELIZ. UM ABRAÇO A TODOS!

PARABÉNS CHAPLIN! PARABÉNS HUMORISTAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário